quinta-feira, 7 de junho de 2007

Arquiville

Segunda-feira, no dia 04/06/07 , a criativadade foi definitiva para a criação de uma cidade que apelidamos como ARQUIVILLE, que ainda terá muito potencial para crescer.


ARQUI = arquitetura e VILLE = cidade


Alguns optaram por NOVA FORTALEZA, mas acho que a cidade ainda é pequena para se chamar assim.






São , ao todo, 16 casas construídas com base nas mesmas medidas (em escalas diferentes e cobertas diferentes!). Possue 4 ruas ( Rua Professor Joel , Rua Professor Sá Pessoa, Rua Professor Thiago e Rua Professora Águeda) e 2 avenidas (Avenida Professor Ivan e Avenida Professor Pedro).




A cidade possui 1 igreja - a Igreja Nossa Senhora Larissa de Fortaleza.

Recebeu esse nome devido à sua construção ter sido projetada e paga pela arquiteta Larissa Ribeiro, considerada uma santa pela cidade.

Datada de 1910, a sua praça foi durante anos um ponto de encontro de toda a cidade. E continua sendo o centro da cidade.



A Prefeitura Municipal de Arquiville teve constantes mudanças no poder durante os anos que se passaram, hoje, a prefeita é Renata Reis, uma das mais cogitadas para o prêmio Berloque de Arquitetura, eleita pela maioria dos votos dos arquisenses. Seu Partido, o PNN, Partido Neutro Nacional, tem como maior objetivo a construção de edificações que possuam legibilidade e imaginabilidade perfeitas para as cidades do Brasil.

Datada de 1934, a Prefeitura é um ponto de debates, na qual todos os cidadãos participam.




O Shopping Zé, foi inaugurado em 1999, com grande satisfação pelo arquiteto José Otávio. Este possue 251 lojas, 7 banheiros, garagem no subsolo com lava-jato, um mini-parque do mickey, praça de alimentação aquática, elevador lateral, esteira para se locomover em seu interior sem nenhuma gasto calorico, 20 salas de cinema. O prédio inteiro é blindado de modo que suporta até uma explosão nuclear. As paredes internas e os pisos são acochoados, o que previne machucados. No geral, é um shopping perfeito, que recebeu o nome do criador, escolhido por toda a cidade.



O Museu La vie de la MaMa é o local que concentra todas as artes dessa pequena cidade. Mas não se engane, não são poucas.

Datado de 1989, o Museu foi construído pela arquiteta Marília Coutinho . Sua diretoria foi a mais beneficente para a cidade, atraindo novos moradores interessados em arte de boa qualidade. Marília ganhou o prêmio Maíusculos da Arquitetura em 1992, quando realizou o que chamou-se de "tijolos de cerâmica". Apelidada pelo arquisenses carinhosamente de MaMa.


O Cabaré Casa Rosada da antiga cafetina Gigi, é um dos pontos mais respeitados. É o local aonde acontecem todas as festas maravilhosas de Arquiville. Consagrada a melhor anfitriã de Arquiville, Gigi herdou o Cabaret quando sua mãe viajou para Noruega e é a cidadã Número 1 da cidade.

Datada de 1967, a sua cor rosa lhe dá um aspecto feminino e gentil.



A mansão mais antiga de Arquiville, data de 1900, quando o Marquês Freitas chegou nesse terreno e arrendou todas as terras, convidando seus amigos a morarem com ele.

O herdeiro dessa magnifica construção é Vicente Freitas. Com certeza o homem mais temido e respeitado da cidade.





Essa casa é do artista mais famoso do mundo, Felipe Carvalho. Membro honroso da cidade abandonou-a em 1993 com destino ao mundo!

Sua casa hoje é considerado um marco, por suas cores exuberantes e o olho q tudo vê, que é parte do imaginário popular da cidade.
















O Hospital Tibas é o único hospital da cidade e foi eleito o melhor do Brasil 2 vezes consecutivas. No mesmo edifício, de 1950 a 1995 funcionava o Sanatório Ti y Bas, que tratou pessoas importantes como Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardoso. Motivado pela necessidade de um hospital, Tibério fechou o sanatório, expulsou seus pacientes, mandou-os fazer vestibular para Arquitetura&Urbanismo na UFC e criou o que há de mais moderno na arquitetura em benefício à medicina.








Em 1996, estabeleu-se em Arquiville o fim do Embargo Economico ente a cidade e os Estados Unidos. Esse fato trouxe para Arquiville a rede fastfood do MCdonald's. Fundada pela arquiteta Isabel, criadora do McBel Feliz que faz sucesso com a criançada. Mais tarde, em 1998, a arquiteta Ingrid propôs a expansão do Mcdonald's , trazendo novidades como a coca-cola , a carne de hamburger 2 vezes mais calórica ,2 vezes mais fina e 2 vezes mais cancerígena e os banheiros unissex. Tornou-se o mais importante ponto nodal da cidade.







Em 1922 o arquiteto Vitor trouxe para Arquiville um novo modelo de casa: a unicolor. No começo, todos ficaram apreensivos, mas logo depois essa nova maneira de construir casas foi reconhecida como uma das melhores formas. O que levou Vitor a ganhar o Prêmio Prémière da Arquitetura na França. Quando retornou à cidade, em homenagem a esse estrogonófico cidadão e em respeito ao seu pioneirismo , o arquiteto Breno fez uma cópia autentica e perfeita de seu modelo e apelidou-a de CANCAN. Graças a sua obra-prima, Breno foi premiado com o título de Augustus da cidade e hoje, é conhecido como MisterCancan.







A Escola da Sabedoria foi chamada assim graças ao significado do nome da sua fundadora, a educadora e arquiteta Sofia Cavalcante. Considerada pelo MEC com o conceito EXCELENTE, a mensalidade custa U$1500,00. Quando questionada sobre a quantia, a fundadora , convicta, diz que o preço condiz com a perfeição da escola.





A Fazenda da vovó Lara, é a única da cidade e é o que a mantém. Suas frutas são as melhores da região.
Data de 1910.












O monumento histórico de Arquiville e o marco mais importante, O ASTERÓIDE, é parte de um asteróide chamado Uerooapm que caiu em 1901 na cidade. Localiza-se na única Rotatória da cidade.













O Planador, como é chamado pelos arquisenses, é a construção mais nova e mais moderna de Arquiville. Construído nesse ano (2007) pelo arquiteto Yuri, o Planador utiliza-se da técnica do modelo unicolor do Vitor e uma coberta de planos paralelos que nos remete ao infinito. A cor amarela dá o toque necessário para que essa construção seja uma das mais belas da cidade.










O AEROPORTO JAUM é , definitivamente, a construção mais importante da cidade, pois permitiu a conexão desta cidade magnicílierrima com todos os lugares do mundo em vôos diretos. Sua arquitetura é engenhosa e foi inaugurada em 2006 por Joao Ribeiro. Seu slogan é "Voe, sem saber quando chegar".








Enfim, uma cidade planejada para dar certo! Porém, é notável a falta de uma delegacia, mas essa questão é totalmente respondida quando sabemos que essa cidade não possui periferia ou desigualdade social. É notável também a falta de uma universidade, contudo, a cidade possui um convênio com uma universidade francesa e todos os alunos que se formam no 3o. ano em Arquiville garantem o sucesso da cidade por serem os melhores alunos da universidade no exterior.

Postado por Renata L. Reis